X

Envie sua mensagem:

Aguarde, enviando contato!
X

Formulário de Proficiência:

PROVA: 23/11/2017 às 16hs no Campus Farroupilha
Aguarde, enviando dados!


O PPGTEM

Oferta atualmente o curso de Mestrado Profissional em Tecnologia e Engenharia de Materiais

Turno de oferta: Integral

Objetivo do Programa: capacitar profissionais para o exercício da prática profissional avançada e transformadora com bases científicas em Tecnologia e Engenharia de Materiais.

Área de avaliação Capes: Engenharias II

Área de concentração: Tecnologia e Engenharia de Materiais

Linhas de Pesquisa Científico/Tecnológica:

1. Desenvolvimento de Materiais de Engenharia.
O desenvolvimento de materiais de engenharia propõe o estudo de novos materiais ou novas aplicações para materiais conhecidos, com o objetivo de obter materiais de melhor desempenho e durabilidade considerando seus respectivos impactos ambientais.
2. Tecnologia da Transformação de Materiais. A tecnologia da transformação de materiais consiste na fabricação de materiais geralmente utilizados, desde o estado bruto até o estado acabado. Esta linha de pesquisa tem o objetivo de estudar melhorias na transformação de materiais, objetivando aumento na eficiência produtiva, desenvolvimento de processos inovadores, visando a sustentabilidade.

Integração com os cursos do IFRS: ocorre através da Iniciação Científica em projetos do Programa, destinada a estudantes de cursos técnicos e de graduação, bem como, através da verticalização: onde os docentes atuam nos diferentes níveis com os discentes, compartilhando os espaços pedagógicos e laboratórios, além de procurar estabelecer itinerários formativos do curso técnico ao doutorado.

Inserção Social: este aspecto é primordial ao PPGTEM, o qual, com seu trabalho vem contribuindo com o aumento de competitividade das indústrias e, com isso, favorecendo o desenvolvimento local e nacional. Isto se dá principalmente através dos seguintes aspectos: i) capacitação de profissionais aptos para propor novos materiais e processos com melhor desempenho e durabilidade, considerando seus respectivos impactos sociais e ambientais; ii) de projetos em convênio entre o Programa e empresas.

Coordenador: Professora Dra. Cínthia Gabriely Zimmer

Coordenador Adjunto: Professor Dr. Juliano Cantarelli Toniolo