X

Envie sua mensagem:

Aguarde, enviando contato!
X

Formulário de Proficiência:

PROVA: 23/11/2017 às 16hs no Campus Farroupilha
Aguarde, enviando dados!


Disciplinas

 Relação das disciplinas do PPG-TEM

O aluno em conjunto com o Orientador definem as disciplinas que serão cursadas.

EIXO BÁSICO

Cada disciplina possui carga horária total de 45 horas

Caracterização dos Materiais

Análises térmicas de materiais: termogravimetria, dilatometria, análise térmica diferencial e calorimetria exploratória diferencial. Análise química: fluorescência de raios X e absorção atômica. Espectroscopias: ultravioleta visível, infravermelho, de massa e Raman. Caracterização da estrutura dos materiais por difração de raios X.

Ciência dos Materiais

Estrutura atômica. Ligações interatômicas. Estruturas e imperfeições em sólidos. Classificação dos materiais. Difusão atômica. Introdução aos diagramas de fases. Materiais e propriedades (mecânica, térmica, magnética, eletrônica e óptica).

Planejamento e Análise de Experimentos

Conceitos básicos de estatística. Experimentos com um fator. Análise de variância. Planejamento de experimentos com vários fatores. Planejamento fatorial completo. Planejamentos fatoriais parciais: triagem de variáveis. Otimização de experimentos: Metodologia de Superfície de Resposta (MSR). Planejamento experimental de misturas.

Metodologia de Pesquisa e Inovação

Ciência e conhecimento científico. Tipos de pesquisa. Metodologia de pesquisa. Estrutura e desenvolvimento da pesquisa aplicada. Inovação e Propriedade Intelectual (direito autoral, programas de computador; e propriedade industrial: patentes, marcas, desenho industrial). Transferência de Tecnologia. Empreendedorismo tecnológico e incubação de negócios. Fomento à Pesquisa.

ÊNFASE EM DESENVOLVIMENTO DE MATERIAIS DE ENGENHARIA - ELETIVAS

Cada disciplina possui carga horária total de 45 horas

Materiais Cerâmicos

Ligações químicas. Estruturas cristalinas. Diagramas de equilíbrio de materiais cerâmicos. Principais matérias-primas cerâmicas. Princípios básicos do processamento de cerâmicas tradicionais: formulação, conformação, secagem e queima. Introdução aos materiais vítreos, refratários e cimentíceos. Propriedades dos materiais cerâmicos. Possibilidades da utilização de resíduos sólidos como matérias-primas cerâmicas.

Materiais Compósitos

Definições de materiais compósitos. Reforços, matrizes e interfaces. Micromecânica e macromecânica dos compósitos: análise das propriedades mecânicas. Predição das propriedades. Influência da orientação do reforço nas propriedades. Nanocompósitos: características e tipos de reforços.

Materiais Metálicos

Características gerais dos metais. Propriedades dos metais e suas estruturas. Plasticidade em metais. Ligas metálicas. Encruamento. Recristalização. Textura cristalográfica.

Materiais Poliméricos

Propriedades mecânicas dos polímeros. Comportamento viscoelástico. O estado elástico: propriedades dos elastômeros, aspectos termodinâmicos da elasticidade da borracha, propriedades dos elastômeros. Estado cristalino e estado amorfo: transições vítreas e cristalinas, termodinâmica e cinética de cristalização, termodinâmica da transição vítrea. Relação estruturapropriedade dos polímeros. Polímeros commodities, polímeros de engenharia e polímeros de alto desempenho.

Vidros e Vitrocerâmicos

Teorias da formação de vidros. A estrutura dos vidros. Processamento de vidros. Propriedades reológicas dos vidros. Propriedades químicas e mecânicas dos vidros. Introdução aos materiais vitrocerâmicos e suas aplicações. Nucleação e crescimento de cristais. Processamento de vitrocerâmicos. Propriedades químicas e mecânicas de vitrocerâmicos. Reciclagem de vidros

ÊNFASE EM TECNOLOGIA DA TRANSFORMAÇÃO DE MATERIAIS - ELETIVAS

Cada disciplina possui carga horária total de 45 horas

Conformação Mecânica

Considerações gerais dos processos de fabricação por conformação mecânica. Tensões e deformações. Elasticidade e plasticidade. Atrito e lubrificação. Fatores metalúrgicos na conformação mecânica dos metais. Trefilação. Extrusão. Forjamento. Laminação. Estampagem, corte e dobra.

Processamento de Materiais Poliméricos

Principais métodos de processamento de polímeros: extrusão injeção, sopro, termoformagem e rotomoldagem: tipos de máquinas, periféricos, influência dos parâmetros de processamento. Propriedades mecânicas, térmicas e termodinâmicas influenciadas pelo processamento. Fundamentos de simulação computacional de processamento de polímeros. Produção mais limpa de materiais poliméricos. Reciclagem.

Processos Metalúrgicos

Introdução à hidrometalurgia, pirometalurgia e eletrometalurgia. Fundamentos de técnicas e processos de: fundição, soldagem e metalurgia do pó. Reciclagem de metais.

Tratamentos Térmicos em Metais

Tratamento térmico e suas variáveis. Aplicação do diagrama Ferro-Carbono em tratamentos térmicos. Transformação Isotérmica. Tipos de tratamentos térmicos. Tratamentos termoquímicos. Diagramas tempo-temperatura-transformação

COMUM AS DUAS LINHAS DE PESQUISA CIENTÍFICO/TECNOLÓGICA - ELETIVAS

Cada disciplina possui carga horária total de 45 horas

Ensaios Mecânicos

Significado de ensaio mecânico. Ensaios de: tração, compressão, dobramento, flexão, fadiga e fluência. Ensaios relacionados à fratura frágil: ensaio de impacto (Charpy e Izod), tenacidade à fratura. Dureza: Brinell, Rockwell, Vickers e Microdureza. Introdução aos ensaios não-destrutitvos.

Microscopia de Materiais

Aplicações típicas da microscopia em materiais. Fundamentos de técnicas microscópicas: ótica, eletrônica de varredura e de transmissão. Preparação de amostras. Ataque metalográfico. Análises químicas e estruturais em microscopia. A imagem microscópica: aumento, resolução e contraste. Fundamentos de microscopia quantitativa. Microscópios especiais.

Tópicos Especiais em Tecnologia e Engenharia dos Materiais

Tendências em tecnologia e engenharia de materiais.

Transformações de Fases em Materiais

Difusão atômica. Nucleação e crescimento de fases. Solidificação. Recuperação e recristalização. Endurecimento por precipitação. Fases metaestáveis. Transformação martensítica.